Tudo sobre o Halloween

hoje é dia 31 de Outubro, dia que se comemora o Hallowen.
  O Halloween é uma festa super popular e Outubro é o segundo mês de maior faturamento dos comércios irlandeses. A festividade tem tudo a ver com a Irlanda. Vamos conferir 10 curiosidades sobre o Halloween?
1. De onde vem o Halloween, afinal?
A celebração é uma tradição dos antigos celtas que comemoravam o festival de Shamhain e é o marco do fim do verão. O evento festejava o final da terceira e última colheita do ano, retorno dos rebanhos para o pasto e renovação das leis celtas.
2. Por que Halloween?
Halloween nada mais é do que a abreviação, ou o jeito rápido de falar a palavra “all hallow’s even”, ou seja, “noite de todos os santos”.
3. E por que dia 31 de Outubro?happy-halloween
Muitas e muitas teorias tentam explicar a origem da data 31 de Outubro. Uns dizem que esse é um dos dias de descanso das bruxas no calendário celta, outros dizem que é o tempo da morte e ressurreição da terra.
4. E como as bruxas entraram nessa?
Roma até chegou a celebrar o Halloween algumas vezes antes de Cristo, mas depois a festa foi intitulada como pagã e proibida pela Igreja Católica, que apelidou a celebração como Dia das Bruxas.
5. As abóboras são símbolos!
aboboras-halloween
É impossível não pensar em abóboras com caretas assustadoras quando se fala em Halloween, não é mesmo? Essa famosa referência é conhecida como “Jack O’lantern”.
A história do folclore irlandês conta que um alcoólatra mal educado chamado Jack Miserable bebeu excessivamente em um dia 31 de Outubro e o diabo veio buscar sua alma. Jack enganou o diabo para continuar bebendo e viveu por mais alguns anos. Quando morreu, não foi admitido no céu. Ressentido, o diabo também não o quis no inferno e o enviou para a noite escura com apenas uma brasa de carvão para iluminar o caminho. Jack colocou o carvão em um nabo esculpido que funcionava como uma lanterna e dizem que ele vaga pela Terra desde então.
É isso mesmo! Além das abóboras as pessoas esculpem rostos malígnos em nabos e batatas para espantar Jack e outros espíritos do mal.
6. Gato preto também é símbolo do Halloweengato-preto-halloween
Tem quem não goste de gato e ainda mais se for preto. Mas no Halloween, o gato não é originalmente preto, ele ficava preto pois uma bruxa o transformava. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram espíritos dos mortos.
7. Bruxa lembra caldeirão, que lembra aranha, que lembra morcego
Cheio de mistérios, o Halloween traz um montão de símbolos. O caldeirão faz parte da cultura celta e era peça fundamental na decoração. A aranha simboliza o destino. O morcego significa clarividência, pois o animal capta os campos magnéticos pela sua sensibilidade, enxergando além das formas e aparências.
8. Cores: Preto, roxo e laranja
É claro, que se você for fazer uma festa Halloween tem que ter essas cores, mas por quê? O laranja é a força e energia, também tem relação com a cultura celta, que acreditavam que os espíritos chegavam perto de quem vestia-se apenas com essa cor, pois queriam roubar a energia da pessoa. A cor roxa é a magia presente em toda a comemoração da festa e o preto está ligado com as trevas, bruxas, feiticeiras e magos.
9. Halloween e mais outros nomes
Além de “Halloween”, a festa pode ser comparada ao “Dia de Todos os Santos” e ao “Dia de Finados”. Países hispânicos comemoram o “Dia dos Mortos” na mesma data.
10. “Trick or treat” é o nosso “Gostosuras ou Travessuras”
trick-or-treat-halloween
A famosa frase também tem origem na Irlanda. As crianças celtas iam de casa em casa vestindo roupas bem diferentes e pedindo provisões para comemorações de Halloween em nome da deusa Muck Olla. Os celtas acreditavam que o único modo de acalmar os espíritos do mal era oferecendo comida para a deusa. Quem se recusava a ajudar, sofria a “travessura” da deusa.
Hoje, as crianças se divertem pregando peças nos amigos e vizinhos que não ajudam com os doces.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...