Um rio embaixo d'agua. Pra quem achava que isso só existia no Bob esponja!


Localizado na Península de Yucatán, no México, há um rio submarino secreto chamado Cenote Angelita (espanhol para Little Angel ), que podem ser encontrados depois de 10 a 15 minutos de carro ao sul de Tulum. É sem dúvida a formação mais original deste tipo: uma fina camada de sulfato de hidrogênio separa a água salgada da água doce acima dela, permitindo que os mergulhadores de nadar debaixo d'água ao longo desta criação, que se parece muito com um rio normal seria no chão. Há até mesmo árvores caídas e folhas em ambos os lados das "margens", tornando este seascape um olhar ainda mais surreal!





Cenotes são realmente poços profundos naturais, ou sumidouros, característicos do México, resultantes do colapso da camada de calcário que expõe debaixo de água subterrânea.

"A partir da superfície, você olha para baixo e tudo o que você pode ver é a água azul profundo. <...> Por volta 18m/60ft você começa a ver o que se parece com um fundo fino estranho que aparece a seguir, com alguns fantasmas, descalços troncos de árvores ramificadas e galhos saindo. À medida que se torna mais clara você começa a sentir os primeiros efeitos da narcose, ao mesmo tempo que você vê uma extensão de nevoeiro fino abaixo. No topo da nuvem você parar e olhar em volta, tudo parece surreal e um sentimento assustador assume amplificado pelos efeitos do nitrogênio em seu cérebro, " descreve Diving Maya, oferecendo viagens de mergulho para Angelita. Bem, você já juntou seu equipamento? vamos pescar ainda?