As 10 imagens científicas mais impressionantes do ano


Em 2011, a revista Science e a Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos propuseram um desafio internacional para eleger as imagens mais impressionantes do mundo científico. Entravam na disputa fotografias, ilustrações, vídeos, jogos e gráficos que ilustrassem qualquer conhecimento científico. Os critérios eram claros: impacto visual e profundidade da informação representada na imagem contavam pontos. O resultado são as imagens que você vê a seguir. 



Clique nas fotos para vê-las maiores.
10.
Esta imagem do vírus Ebola conquistou a menção honrosa na categoria dos infográficos. Imagem de Ivan Konstantinov e sua equipe.
9.
O primeiro lugar na categoria Pôsteres informativos e Gráficos ficou com a imagem “Cosmic Web”, que representa o universo observável atual. Quanto mais para a direita, mais perto da origem do universo (e da misteriosa matéria escura) você chega. A arte é de Miguel A. Aragon-Calvo e sua equipe.
8.
O jogo “Powers of Minus Ten” (uma das menções honrosas da disputa) trabalha com imagens microscópicas de uma mão humana. Esta imagem, por exemplo, mostra células em estágios diversos de divisão. Conheça também o jogo que conquistou o primeiro lugar na categoria. O crédito é de Laura Lynn Gonzalez.
7.
Ganhou menção honrosa a ilustração de nanotubos de carbono com diâmetros manipuláveis, bastante úteis em nanoengenharia. A imagem é de Joel Brehm.
6.
Esta ilustração mostra números complexos. Mas como assim? Bom, aparentemente o que fizeram foi representar os números complexos em gráficos e atribuir cores a eles. Os pontos pretos são zeros. Acredite se quiser. Konstantin Poelke e Konrad Polthier são os ilustradores.
5.
A imagem campeã da categoria Fotografia traz um olho de rato partido ao meio com uma faca de diamante. O cientista Bryan Jones, da Universidade de Utah, comparou a figura a uma bala. Nós não achamos que tem muito a ver. E você?
4.
A fotografia que conquistou menção honrosa lembra os ferrões de uma lagarta, certo? Errado. A imagem mostra as estruturas pontiagudas de um pepino aumentadas 800 vezes. Elas servem para proteger a pele do vegetal enquanto ele cresce. A foto é de Robert R. Belliveau.
3.
Lembra dos cenários do desenho do Papa-Léguas? Esta fotografia (campeã do Voto Popular da categoria) é outra coisa. Ela mostra as camadas de um composto químico chamado Ti2ALc2, parecido com o titânio. Imagem de Babak Anasori.
2.
Esta ilustração que mostra uma célula em processo mitose conquistou o Voto Popular no desafio na categoria. Melhor do que os desenhos do seu livro de biologia? Andrew Noske é o responsável pela ilustração.
1.
A imagem lembra um monstro mitológico em guerra num planeta alienígena (alguém aí conhece o Chtulhu?). Mas, na realidade, é uma ilustração que mostra anticorpos (essas coisinhas verdes) atacando uma célula de câncer de mama (o mostro com tentáculos). O crédito é do ilustrador Emiko Paul, da Echo Medical Media. A imagem ganhou menção honrosa – não houve vencedores na categoria Fotografia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO É SEMPRE BEM VINDO DESDE QUE:
.Não tenha fins ofensivos
.Não contenha palavras de baixo calão
.Comentarios seguidos de links serão considerados SPAM!

OS COMENTARIOS SÃO PESSOAIS E NÃO INFLUENCIAM NA OPINIÃO DO BLOG!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...